Curiosidades sobre Ernest Rutherford

    

     1.Ernest Rutherford certamente foi um gênio, e apesar de suas conquistas ele também teve suas derrotas. Em 1986, quando tentou pela primeira vez conseguir uma bolsa na universidade da Nova Zelândia acabou por não obtê-la, ingressando na universidade apenas no ano seguinte (com 16 anos de idade).

 

     2.Pode-se dizer que a sorte ajudou Ernest Rutherford no início de sua carreira acadêmica. Ao tentar conseguir uma bolsa para a universidade de Cambridge, ele obteve o segundo lugar, mas o primeiro colocado (o real ganhador da bolsa) desistiu da viagem para se casar, dando-lhe assim oportunidade de ir para a Inglaterra.

 

    3.Por muitos anos os químicos acreditaram ser impossível realizar, em um laboratório, a conversão de um elemento em outro. Porém, em 1919, Rutherford mais uma vez derruba “verdades incontestáveis”, ao induzir, com bombardeamento de partículas alfa, a transmutação de um núcleo de nitrogênio em oxigênio.

 

    4.Diferente do que muitas pessoas acreditam, apesar de Ernest Rutherford ter ficado conhecido por suas teorias químicas e também por ter ganhado um prêmio Nobel nesta área, o mesmo era um físico. Isso se comprova com o fato dele ter, mais tarde, recebido uma medalha Copley, dada apenas àqueles que contribuem em todos os ramos da ciência

 

    5. Em 1925 Rutherford foi nomeado presidente da Royal Society, posto que antes pertencera à ilustres nomes da ciência, com Sir Isaac Newton, James Douglas, George Gabriel Stokes e J.J. Thomson. Além de alcançar tal posto, ele também foi o primeiro presidente da Royal Society a ser condecorado barão.

Procurar no site

Colégio Santa Catarina de Sena